Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adriana Silva

Adriana Silva

26
Abr15

Decoração: Catrinas

Adriana Silva

015a80d2e8e950a0fc6721a5e8e756d64f0d045e0f.jpg

 

Olá meninos e meninas,

 

Para quem gosta deste tipo de coisas ou gostava de saber mais sobre as catrinas, este é o post perfeito para vocês.

 

Na cultura popular mexicana, é a representação humorística do esqueleto de uma dama da alta sociedade, ou então o casal como eu tenho. É uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos no México. A palavra catrina é a variante feminina da palavra catrín, que significa dândi em espanhol. O personagem se caracteriza como um esqueleto de mulher usando um chapéu, como distintivo da alta sociedades do início do século XX e tem uma função de memento mori destinado a lembrar que as diferenças sociais não significam nada, diante da morte.

 

As origens da Catrina remontam às festas dos mortos pré-colombianas. Seu nome vem de La Calavera de la Catrina gravura do mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913), água-forte sobre zinco, que faz parte de uma série de calaveras (caveiras). O precursor dessas representações humorísticas de figuras contemporâneas sob a forma de esqueletos, geralmente acompanhadas de um poema, foi Manuel Manilla.

 

01c08344050a71d5831e14b2c8efe24d9ef1ef2c2f.jpg

 

As catrinas no México são muito vistas principalmente nas festa do dia dos mortos, onde lá é festejada e homenageiam a morte de todos aqueles que já partiram, no dia 1 e 2 de Novembro. Ao que coincide ao dia de todos os santos aqui.

 

As minhas foi me dado a última vez que foi a França, elas vieram do México e eu desde sempre gostei destas coisas e de saber um pouco mais de historia, e não é apenas no México que as pessoas festejam e fazem uma homenagem aos mortos, pois acredito que se as pessoas estivessem vivas não queriam que estivéssemos a sofrer e que sim desfrutássemos a vida ao nosso redor.

 

Espero que tenham gostado um pouco desta informação de uma cultura, de um povo diferente.

 

Kiss kiss...

2 comentários

Comentar post

Sobre mim...




Bloguista Portuguesa, com 22 anos, que ama maquilhagem, uma pitada de moda, viajar para terras desconhecidas, conhecer novas pessoas, entrar dentro de livros, descobrir novos sabores, ouvir uma boa música, perder um dia no shopping, rir com a vida e gravar vídeos para pessoas com uma coração enorme.

Youtube

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs de Portugal